Pratos de Peixe enriquecem Gastronomia do Concelho

Posted by Viver Alcochete | Posted in | Posted on 07:29

Sempre em estreita ligação com o mar, Alcochete apresenta aos milhares de visitantes uma gastronomia bastante rica e diversificada.
Caldeirada à fragateiro, amêijoas alcochetanas, ensopado de enguias, massa de choco e linguadinhos fritos são alguns dos pratos que condimentam as ementas dos restaurantes mais típicos de Alcochete.
Também integradas na ementa típica encontramos as Batatas Ensalsadas que, durante muito tempo, foram uma refeição típica dos salineiros.

A gastronomia de Alcochete é complementada com alguma doçaria regional, da qual se destacam as famosas fogaças e o arroz doce branco que, em Alcochete, adquire um sabor genuíno e singular. Integrado nas festividades de Alcochete, o arroz doce era outrora oferecido em vésperas de casamento. Quanto maior fosse a travessa, maior era o grau de importância do convidado.

As fogaças perduram na doçaria tradicional de Alcochete há mais de 500 anos. Segundo a lenda, a fogaça “nasceu” em honra da Nossa Senhora da Atalaia, pelas mãos dos barqueiros de Alcochete que, em plena tempestade no alto mar, foram pela salvos pela Senhora.

Comments:

There are 0 comments for the "Pratos de Peixe enriquecem Gastronomia do Concelho"

Enviar um comentário