Festas de São João Baptista

Posted by Viver Alcochete | Posted in | Posted on 08:06

 As Festas em honra de São João Baptista assinalam a fé sentida pelos populares no Santo Padroeiro de Alcochete. Manifestações religiosas, fogueiras, arraiais, bailes populares são algumas das componentes que integram a programação.

Em Junho, por ocasião dos Santos Populares, realizam-se em Alcochete as Festas Populares em Honra de São Baptista, que congregam nos dias em redor do feriado municipal, assinalado a 24 de Junho, momentos de alegria e de grande religiosidade.

Como é tradição nas festas populares, são constituídas, na noite de 23 de Junho, em diversas ruas ou largos da Vila, pequenas fogueiras que só são acesas após a bênção, pelo pároco local, da grande fogueira em honra do Santo, numa cerimónia que reúne dezenas de populares no Largo de São João.

Por toda a Vila ouve-se o estalar das canas e é comum a queima do tradicional alho-porro e de algumas ervas aromáticas, como alecrim e rosmaninho. Entre os mais novos e mais afortunados há quem goste de saltar por cima da fogueira, num acto tão natural como o de participar num dos concertos ou bailes populares.

No dia 24 de Junho, Dia de São João, a Procissão em Honra do Santo Padroeiro é um dos momentos altos das festividades, marcado também pela bênção dos barcos.

Comments:

There are 0 comments for the "Festas de São João Baptista"

Enviar um comentário