Núcleo do Sal

Posted by Viver Alcochete | Posted in | Posted on 13:58

Fundado com base num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Fundação João Gonçalves Júnior, em 1990 abre ao público o Núcleo do Sal.

Este Núcleo surgiu da vontade de preservar e perpetuar a memória de uma das mais importantes actividades laborais do Concelho, a indústria do sal, e contribui para o aumento da herança cultural transmitindo a essência de uma cultura em vias de extinção.

Em 2003 foi reorganizado e transferido da “casa da marinha” que servia as salinas “Gema Cova” e “A Gorda” para a “casa da marinha” da Salina do Brito, uma das salinas do Concelho que ainda se encontra em laboração.

Este núcleo é composto pela casa da marinha e pela salina do Brito, na primeira o visitante pode observar uma pequena colecção de objectos ligados ao trabalho dos salineiros, a reconstituição do espaço de convívio, repouso e arrecadação. Na segunda, ainda que de forma semi-mecanizada, é possível observar o trabalho dos salineiros e a consequente produção do sal.

Trata-se de um núcleo que perpetua a memória de uma das mais importantes actividades laborais do Concelho – a indústria do sal.

Morada
Estrada Municipal, 501

Tel.: 21 234 86 53

Fax: 21 234 86 92


Horário

Abre para visita, mediante marcação prévia,

nos meses de Abril a Setembro, de 2ª a 6ª Feira,

em horário a combinar.

Comments:

There are 0 comments for the "Núcleo do Sal"

Enviar um comentário